Põe quanto és no mínimo que fazes

historiarimagens@gmail.com

https://www.facebook.com/historiarimagens

www.instagram.com/historiar_imagens/


sexta-feira, 4 de julho de 2014

Triunfo e cerveja


 
Convido-vos a entrar… mas não para celebrar nenhum triunfo com cerveja. Neste caso triunfo e cerveja estão lado a lado mas não para festejar.
A fábrica da Triunfo e a fábrica da Cerveja foram grandes referências da nossa cidade… autênticos símbolos, atrevo-me a dizer, duma Coimbra sempre muito pouco dotada industrialmente. Percorrer aquela estrada, é fazer um percurso pela nostalgia e pelo desalento!
Lembro-me dos meus tempos de estudante quando os mais velhos do curso presentearam os caloiros com uma visita à fábrica da Cerveja! Ainda guardo na memória o deslumbramento que as instalações me (nos) provocaram! Não tenho o registo fotográfico daquele momento (estava para acontecer a era do digital!). Talvez seja melhor assim…
Quanto à outra fábrica, nunca a visitei quando triunfava, visitei-a agora mas para ver as suas entranhas. Deu-me música quando entrei! Ao sabor do vento, os metais que pendiam do teto musicavam uma melodia chorosa…
Apesar de tudo, em todo aquele feio é possível vislumbrar pequeninos belos pormenores. A conjugação do entulho proporciona tonalidades lindíssimas e o que resta das diferentes cores dos azulejos consegue por momentos abstrair-nos de toda a decadência e fealdade.
 Fábrica da Triunfo








 
Fábrica da Cerveja 










 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário